terça-feira, 3 de setembro de 2024

 

Rosas - dicas de cultivo


A Rosa ( Rosa s p), é uma das flores mais populares do mundo, cultivada desde a Antiguidade. Pensa-se que a primeira rosa cresceu nos jardins Asiáticos há aproximadamente 5 mil anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.

 
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao género Rosa, com mais de 100 espécies  e milhares de variedades.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis numa imensa variedade de formas, tanto no aspecto  floral como no vegetativo. 
 
                                                                                                     
As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que se conseguissem as suas características mais conhecidas: muitas pétalas, aroma e uma grande variedade de cores.
Para as plantar, deve-se dar preferência a local bem ensolarado e bem arejado. Para florescer bem, a roseira precisa de sol pleno e local arejado para evitar o surgimento de fungos.
 

Prefere os solos ligeiramente argilosos  mas com boa drenagem.
A melhor época da plantação será para as envasadas, qualquer época do ano. Já para as de raiz nua será de meados de Outono até à Primavera.
Relativamente ás regas, só necessitam ser regadas duas vezes por semana nos períodos de seca.


Deve ser adubada 2 ou3 vezes por ano. A primeira em Julho e Agosto, a segunda em Novembro e Dezembro e a ultima entre Janeiro e Fevereiro. Deve-se dar preferência ao adubo orgânico ou estrume, embora se possa intercalar com adubo químico (uso o granulado azul).
A planta deve ser só podada após um ano de plantação.
Sobre a poda, falarei num próximo artigo.