domingo, 19 de fevereiro de 2012

Oncidium ou Chuva de Ouro


O Género Oncidium é originário do Continente Americano, onde se pode encontrar em toda a parte. Da Argentina ao México, do Litoral Brasileiro à Cordilheira dos Andes. Em ambientes frios e quentes, secos e húmidos, sobre árvores, directamente no solo, em campos abertos e no interior das matas.
Os hibridos mais comuns são: Onc. Sharry Baby, Onc.Aloha Iwanaga e Onc.Twinkle.


A floração da maior parte dos Oncidium, é em geral na forma de longas hastes bifurcadas, com dezenas de flores, geralmente amarelas ou marrom, embora existam Oncidium branco, rosa, avermelhado e outras cores.


O seu cultivo é fácil.
Os vasos devem ser de plástico ou de barro.
O substracto deve ser uma mistura de casca de pinheiro e mistua fibrosa.
As plantas devem ser reenvasadas de dois em dois anos e quando os rebentos têm metade do tamanho final, o que geralmente acontece na Primavera. Depois das flores caírem, as hastes não voltam a florescer, por isso devem ser cortadas rente à base dos pseudo-bolbos.


De um modo geral, os Oncidium respondem muito bem a uma boa adubação, dando-se bem tanto com os adubos quimicos como orgânicos. A frequência das regas, depende do tamanho do vaso, da temperatura ambiente e do substracto utilizado. O excesso de água pode matar a planta. Na época de crescimento, deve-se juntar à água da rega um fertilizante rico em Azoto.

Fotos: Net

Sem comentários:

Enviar um comentário