terça-feira, 4 de outubro de 2011

Beladona ou Lírio de Santiago


É também conhecida por açucena da serra, na ilha da madeira. O nome cientifico é Amaryllis belladonna. É originária da África do Sul.  Esta bolbosa produz uma haste erecta, com aproximadamente 50cm, encimada por várias flores cor rosa, em forma de trombeta e agradávelmente perfumadas. Floresce de Setembro a Novembro. As folhas de um verde bonito, compridas e lustrosas só se desenvolvem no Inverno.

Os bolbos são enormes, resistentes à seca e a solos pobres. É óptima para bordaduras de canteiros.

 Aprecia sol intenso. O solo pode ser mesmo pobre e seco. As regas, devem ser moderadas e só no Verão. O adubo, prefere o granulado quando plantada. A multiplicação é feita por divisão de bolbos, cada quatro anos no Outono.

As fotos de exemplo são das minhas. Como vêm o seu cultivo é facílimo.

3 comentários:

  1. LINDAS! Tb tenho iguais e não lhes dou qq tratamento. Brotam da terra nos 1ºs dias de setembro e têem um aroma delicioso! Conheço-os desde menina!

    ResponderEliminar
  2. LINDAS! Tb tenho iguais e não lhes dou qq tratamento. Brotam da terra nos 1ºs dias de setembro e têem um aroma delicioso! Conheço-os desde menina!

    ResponderEliminar
  3. Também tenho e realmente não dão trabalho. O interessante é que quando têm folhas não têm flores e quando aparecem as flores aparecem da terra porque já não têm folhas.

    ResponderEliminar