terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os meus gerânios (sardinheiras)

Gerânio é o nome dado às espécies do Pelargonium. Pertence à familia Geraniaceae, que é composta por 11 géneros e mais de 800 espécies. Popularmente, é conhecido por sardinheira.

Os pelargónios são originários de África. É considerada uma planta simpática e alegre. Para isso, contribuem, o seu uso desde o sec.XVIII, no embelezamento de varandas e janelas e por as suas flores serem muito coloridas e vistosas.

O seu cultivo é muito fácil. Gosta de sol e de ser cultivada em floreiras. O substracto deve facilitar a drenagem, uma vez que não tolera encharcamentos. Tem nessecidade de ser adubada de 3 em 3 meses.

A propagação, é feita por estacas jovens, durante a Primavera e o Verão.

Possuo três espécies, que são as mais populares.

Assim, são:
  -Pelargonium zonale (gerânio erecto)

                   -Pelargonium peltatum (gerânio pendente)


       -Pelargonium citrosum (gerânio cheiroso ou gerânio de folha perfumada)


              Deixo-vos, mais algumas fotos das minhas sardinheiras.





    

1 comentário:

  1. Olá! Que bom que eu achei uma entendedora no assunto...rsrsrs Bom, é o seguinte: Contatei uma paisagista para o meu pequeno jardim e optamos por gerânio vermelho nas jardineiras das janelas. Acontece que na frente da minha casa uma janela fica ao lado da outra e estou achando uma jardineira muito diferente da outra. a paisagista diz que se trata da mesma planta, porém de um lado elas estão com flores grandes, vivas, com um vermelho alegre e são super resistentes e no outro lado estão umas com flores menores, vermelho escuro e frágeis e delicadas...as pétalas vivem caindo...será que a paisagista está me enrolando???? rssrrs
    Mil bjs e muito obrigada!
    ulifil@oi.com.br

    ResponderEliminar