domingo, 28 de outubro de 2012

Rosas - dicas de cultivo


A Rosa ( Rosa spp ), é uma das flores mais populares do mundo, cultivada desde a Antiguidade. Pensa-se que a primeira rosa cresceu nos jardins Asiáticos há aproximadamente 5 mil anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fosséis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.

 
Cientificamente, as rosas pertencem à familia Rosaceae e ao género Rosa, com mais de 100 espécies  e milhares de variedades.
Actualmente, as rosas cultivadas,estão disponíveis numa imensa variedade de formas, tanto no aspecto  floral como no vegetativo. 
 
                                                                                                     
As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que se conseguissem as suas caracteristicas mais conhecidas: muitas pétalas, aroma e uma grande variedade de cores.
Para as plantar, deve-se dar preferência a local bem ensolarado e bem arejado. Para florescer bem, a roseira precisa de sol pleno,local arejado para evitar o surgimento de fungos.
 

Prefere os solos ligeiramente argilosos  mas com boa drenagem.
A melhor època da plantação será para as envasadas, qualquer época do ano. Já para as de raiz nua     será de meados de Outono até à Primavera.
Relativamente ás regas, só nessecitam ser regadas duas vezes por semana nos periodos de seca.


Deve ser adubada 2 ou3 vezes por ano. A primeira em Julho e Agosto, a segunda em Novembro e Dezembro e a ultima entre Janeiro e Fevereiro. Deve-se dar preferência ao adubo orgânico ou estrume,embora se possa intercalar com adubo quimico (uso o granulado azul).
A planta deve ser só podada após um ano de plantação.
Sobre a poda, falarei num próximo artigo.


 

fotos-mpuresa