domingo, 19 de fevereiro de 2012

Oncidium ou Chuva de Ouro


O Género Oncidium é originário do Continente Americano, onde se pode encontrar em toda a parte. Da Argentina ao México, do Litoral Brasileiro à Cordilheira dos Andes. Em ambientes frios e quentes, secos e húmidos, sobre árvores, directamente no solo, em campos abertos e no interior das matas.
Os hibridos mais comuns são: Onc. Sharry Baby, Onc.Aloha Iwanaga e Onc.Twinkle.


A floração da maior parte dos Oncidium, é em geral na forma de longas hastes bifurcadas, com dezenas de flores, geralmente amarelas ou marrom, embora existam Oncidium branco, rosa, avermelhado e outras cores.


O seu cultivo é fácil.
Os vasos devem ser de plástico ou de barro.
O substracto deve ser uma mistura de casca de pinheiro e mistua fibrosa.
As plantas devem ser reenvasadas de dois em dois anos e quando os rebentos têm metade do tamanho final, o que geralmente acontece na Primavera. Depois das flores caírem, as hastes não voltam a florescer, por isso devem ser cortadas rente à base dos pseudo-bolbos.


De um modo geral, os Oncidium respondem muito bem a uma boa adubação, dando-se bem tanto com os adubos quimicos como orgânicos. A frequência das regas, depende do tamanho do vaso, da temperatura ambiente e do substracto utilizado. O excesso de água pode matar a planta. Na época de crescimento, deve-se juntar à água da rega um fertilizante rico em Azoto.

Fotos: Net

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cattleya ou Catléia


Nome cientifico: Cattleya hybridum.
Nome popular: Catléia
Familia: Orchidaceae
Origem: Continente Americano


A Catléia é um género de Orquidias com cerca de 70 espécies.
Só no Brazil existem cerca de 30 espécies. Talvez seja a razão de aí ser tão difundida.
Tem espécies em todo o Sudoeste, especialmente na  Mata Atlântica e no Cerrado. É muito cultivada pelo seu tamanho e beleza.


Na natureza, vive em lugares arejados, húmidos e de temperaturas altas, em árvores de pouca sombra.
O arejamento, é um factor importante para se conseguirem belas flores.
Apesar de ser uma orquidea do mato, adapta-se perfeitamente cultivada em vaso,desde que se lhes dê  a atenção e os cuidados de que necessita.
O substrato deve ser de boa qualidade, à base de casca de pinheiro.
A adubação deve ser feita com adubo liquido próprio para orquidias, bem diluido,  uma vez que a Catléia necessita de pouco fertilizante.


A troca de vaso só deve ser feita, quando as raizes estiverem bastante saidas para fora do vaso.
Não esqueça, que as suas raízes gostam de ar, e que algumas saem fora do vaso, sem que seja necessário trocar de vaso.
A troca de vaso deve ser feita, de preferência, após a floração. Esta operação deve ser feita com cuidado para não danificar as raízes.


Fotos- pesquisa net